Investigação e desenvolvimento

Vetoquinol, onde a inovação é um trabalho em equipa
 

Na Vetoquinol, mais de 150 colaboradores em todo o mundo trabalham para desenvolver produtos inovadores que respondam às necessidades dos nossos clientes. No Departamento de Investigação e Desenvolvimento, Departamento de Investigação Médica, Departamento de Produtos e Projetos… cada projeto da Vetoquinol é desenvolvido em estreita colaboração pelas equipas multidisciplinares e pelos diversos departamentos. Trabalham em conjunto para melhorar a coerência e tirar partido de sinergias.
 

Os investigadores da Vetoquinol exploram os caminhos desde o princípio ativo até ao animal. É fundamental uma grande quantidade de trabalho criativo para tornar os tratamentos tão eficazes e simples de administrar quanto possível, ou seja, por outras palavras, para os tornar úteis e utilizáveis. Para conseguir levar um projeto até ao fim, o trabalho em equipa é um elemento chave.

Investigação farmacêutica, um processo longo e complexo
 

O desenvolvimento de um novo medicamento veterinário exige tempo (em média cinco a dez anos), participação de equipas multidisciplinares e um investimento substancial de 3 a 15 milhões de euros.

No processo de desenvolvimento de medicamentos veterinários, as considerações galénicas são um elemento chave: reinventamos constantemetne fórmulas farmacêuticas que sejam de fácil utilização para os veterinários, para os produtores de espécies pecuárias e para os donos de animais de companhia.
Procurando a melhor dosagem, o melhor momento e o melhor local para administrar um medicamento, a Vetoquinol desenvolve a sua atividade tendo em conta a segurança dos animais e dos seus donos, bem como a rentabilidade dos produtores de espécies pecuárias, que poderão colocar os seus animais novamente em produção sem qualquer risco para o consumidor.

 

Alguns exemplos em que a abordagem galénica faz a diferença:
- Comprimidos apetitosos, que os cães e gatos vão ingerir espontaneamente
- Fórmulas injetáveis de administração única e de efeito prolongado, práticas para administrar antibióticos num efetivo pecuário.
- Formulação líquida para cães, numa dose diária, fácil para os donos administrarem com rigor.

AIM, O OBJETIVO FINAL DA INVESTIGAÇÃO FARMACÊUTICA
 

A comercialização de um medicamento humano ou veterinário depende da atribuição de uma autorição de introdução no mercado (AIM). A AIM é concedida com base em documentação exaustiva e garante que o produto cumpre as exigências impostas pelas autoridades de saúde relativamente à qualidade, segurança e eficácia. Depois dos seus produtos estarem a ser comercializados, a Vetoquinol continua a monitorizar a sua segurança e eficácia, usando dois observatórios dedicados à monitorização de medicamentos e à vigilância epidemiológica.