
VETOQUINOL, GUIADA PELA INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE
O Grupo Vetoquinol, que sempre foi inventivo, procura permanentemente inovações que possam satisfazer as necessidade diárias dos seus clientes, sejam estes veterinários, produtores de espécies pecuárias ou donos de animais de companhia.Vetoquinol, onde a inovação é um trabalho em equipa
Na Vetoquinol, mais de 150 colaboradores em todo o mundo trabalham para desenvolver produtos inovadores que respondam às necessidades dos nossos clientes. No Departamento de Investigação e Desenvolvimento, Departamento de Investigação Médica, Departamento de Produtos e Projetos… cada projeto da Vetoquinol é desenvolvido em estreita colaboração pelas equipas multidisciplinares e pelos diversos departamentos. Trabalham em conjunto para melhorar a coerência e tirar partido de sinergias.
Os investigadores da Vetoquinol exploram os caminhos desde o princípio ativo até ao animal. É fundamental uma grande quantidade de trabalho criativo para tornar os tratamentos tão eficazes e simples de administrar quanto possível, ou seja, por outras palavras, para os tornar úteis e utilizáveis. Para conseguir levar um projeto até ao fim, o trabalho em equipa é um elemento chave.
Investigação farmacêutica, um processo longo e complexo
O desenvolvimento de um novo medicamento veterinário exige tempo (em média cinco a dez anos), participação de equipas multidisciplinares e um investimento substancial de 3 a 15 milhões de euros.
No processo de desenvolvimento de medicamentos veterinários, as considerações galénicas são um elemento chave: reinventamos constantemetne fórmulas farmacêuticas que sejam de fácil utilização para os veterinários, para os produtores de espécies pecuárias e para os donos de animais de companhia.
Procurando a melhor dosagem, o melhor momento e o melhor local para administrar um medicamento, a Vetoquinol desenvolve a sua atividade tendo em conta a segurança dos animais e dos seus donos, bem como a rentabilidade dos produtores de espécies pecuárias, que poderão colocar os seus animais novamente em produção sem qualquer risco para o consumidor.
Alguns exemplos em que a abordagem galénica faz a diferença:
- Comprimidos apetitosos, que os cães e gatos vão ingerir espontaneamente
- Fórmulas injetáveis de administração única e de efeito prolongado, práticas para administrar antibióticos num efetivo pecuário.
- Formulação líquida para cães, numa dose diária, fácil para os donos administrarem com rigor.
AIM, O OBJETIVO FINAL DA INVESTIGAÇÃO FARMACÊUTICA
A comercialização de um medicamento humano ou veterinário depende da atribuição de uma autorição de introdução no mercado (AIM). A AIM é concedida com base em documentação exaustiva e garante que o produto cumpre as exigências impostas pelas autoridades de saúde relativamente à qualidade, segurança e eficácia. Depois dos seus produtos estarem a ser comercializados, a Vetoquinol continua a monitorizar a sua segurança e eficácia, usando dois observatórios dedicados à monitorização de medicamentos e à vigilância epidemiológica.